5 de junho | Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho | Dia Mundial do Meio Ambiente

ONU lança campanha para restaurar terras degradadas

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo. Este dia tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação e da conservação dos recursos naturais.

Neste ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente será organizado pelo Reino da Arábia Saudita, que está empenhado em entregar soluções referentes ao tema escolhido para 2024: “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”. A desertificação é um fenômeno caracterizado pelo empobrecimento e pela diminuição da umidade em solos arenosos, localizados em regiões de clima subúmido, árido e semiárido. No Brasil, a desertificação ocorre predominantemente na região Nordeste.

A restauração de terras é fundamental para reverter a degradação dos solos, a seca e a desertificação. Em paralelo, as medidas destinadas a restaurar terras contribuem para o aumento dos meios de subsistência, a redução da pobreza e a maior resiliência a condições climáticas extremas. Além disso, a restauração promove o aumento do armazenamento de carbono, mitigando impactos das mudanças do clima, como altas temperaturas,  tempestades, inundações e secas.

No contexto da presidência da Arábia Saudita no G20, foi estabelecida a Iniciativa Global de Restauração de Terras. Esta iniciativa visa enfrentar a “tripla crise planetária”:

i. a crise das mudanças climáticas;
ii. a crise da natureza e da perda de biodiversidade; e 
iii. a crise da poluição e dos resíduos.

Segundo dados da ONU, quase metade da população mundial e metade do PIB global estão sendo ameaçados em razão da degradação de terras e da perda de ecossistemas. Os países do G20, incluindo o Brasil, comprometeram-se a restaurar um bilhão de hectares de terras como parte da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030).

A preservação do meio ambiente é crucial para garantir o desenvolvimento sustentável para as futuras gerações. Cada vez mais, projetos destinados a medidas de restauração florestal e conservação ambiental ganham destaque nos mercados nacional e internacional, impulsionados por investimentos de impacto positivo.

Para maiores informações sobre o tema, nossa equipe Ambiental e Sustentabilidade está à disposição para ajudar.

#GeraçãoRestauração

Sou assinante
Sou assinante