SENACON Publica Boletins Anuais com Apuração de Dados Sobre Reclamações de Consumidores

SENACON Publica Boletins Anuais com Apuração de Dados Sobre Reclamações de Consumidores

Recentemente, a Secretaria Nacional do Consumidor (“SENACON”) publicou novos boletins acerca dos dados gerais de reclamações de consumidores contra fornecedores, registrados nos sistemas do SINDEC e CONSUMIDOR.GOV, referentes ao ano de 2021.

O objetivo dos boletins, conforme indica o SINDEC, é “permitir à sociedade o acesso a informações sobre as empresas mais demandadas nos órgãos públicos de defesa do consumidor e os principais problemas apresentados, de forma a orientar o consumidor na escolha de produtos e serviços”, assim como incentivar os fornecedores a aprimorar o atendimento ao consumidor, a qualidade dos produtos e serviços ofertados, e garantir o permanente controle social do mercado de consumo.

Constam nos boletins, entre outras informações, (i.) os dados acerca do número de atendimentos realizados pelos Procons integrados ao sistema; (ii.) o perfil dos consumidores; (iii.) os assuntos e setores mais demandados; (iv.) os índices de solução por setores; (v.) as empresas mais demandadas; e (vi.) os índices de solução pelas empresas.

No boletim geral do SENACON, constam ainda (i.) dados acerca da quantidade de recalls ocorridos nos últimos anos; (ii.) um comparativo acerca dos valores das multas administrativas aplicadas pelo órgão; (iii.) a indicação do projeto “capacitação”, referente a ações para a melhoria dos processos de atendimento ao consumidor de empresas cadastradas na plataforma do CONSUMIDOR.GOV; e (iv) a relação dos segmentos mais participativos no referido projeto.

Todos os materiais podem ser acessados pelos seguintes links Boletim SENACON; Boletim SINDEC; Boletim CONSUMIDOR.GOV.

Sou assinante
Sou assinante